SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número26Adultos com deficiência na psicologia: desafios para uma investigação psicológica politicamente consciente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão impressa ISSN 1519-549X

Resumo

BERAMENDI, Maite Regina  e  ZUBIETA, Elena. Identidade nacional e relações interpessoais en una cultura onde a norma é a transgressão. Rev. psicol. polít. [online]. 2013, vol.13, n.26, pp. 165-177. ISSN 1519-549X.

Como parte de um estudo sobre a cultura normativa Argentina e suas implicações psicossociais, este estudo tem como objetivo explorar a percepção de que um grupo de estudantes universitários possui sobre o cumprimento da regra na Argentina e do funcionamento do sistema de regulamentação, bem como das relações interpessoais nestas dinâmicas que surgem, além de atributos idiossincráticos ou identidade de argentinos subjacentes. Os estudantes universiários que participaram nos grupos focais manifestaram que não confíam nas instituições argentinas, pois convivem normas formales e informais que se contrapõem, percebem nelas corrupção e ineficácia institucional, identificaram ao argentino com adjetivos mais pejorativos que positivos. A falta de confiança interpessoal, junto a uma caracterização negativa e individualista do argentino tem seu correlato na falta de confiança institucional e num sistema normativo com duplos estândares.

Palavras-chave : Psicologia Política; Argentina; Identidade; Normas; Relações interpessoais.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License