SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número27As desrazões do esclarecimentoDeslocamentos na Governamentalidade: a subjetivação como resistência ético-política em Foucault índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão impressa ISSN 1519-549X

Resumo

FRANCA NETO, Oswaldo. A subjetivação na política e o partido. Rev. psicol. polít. [online]. 2013, vol.13, n.27, pp. 231-244. ISSN 1519-549X.

Em uma série de conferências em Paris, na virada do século, Alain Badiou propõe que o século XX teria se caracterizado fundamentalmente pela "paixão pelo real". Em alguns desses encontros ele tematizou especialmente a arte e a política. Segundo o filósofo, no século o sujeito teria sido soldado à concepção do "nós", e, tanto a arte quanto a política, enquanto movimentos subjetivos, teriam sido marcadas pelo nome genérico do começo, da inovação, da ruptura levada às últimas consequências. O grande problema para essa concepção seria a impossível conciliação entre ligação e ruptura, ou seja, saber por quais mecanismos seria possível manter coeso um movimento coletivo que se manteria unido na ruptura de ligações. Essa discussão, neste texto, é desdobrada por meio de alguns conceitos caros à psicanálise, como angústia, ideal do eu e sublimação.

Palavras-chave : Política; Arte; Partido; Sublimação; Ideal do eu.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )