SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número27La subjetivación en la política y el partidoSubjetivación política e identidade: contribuições de jacques rancière para a psicologia política índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia Política

versión impresa ISSN 1519-549X

Resumen

MARTINS, Luiz Alberto Moreira  y  PEIXOTO JUNIOR, Carlos Augusto. Deslocamentos na Governamentalidade: a subjetivação como resistência ético-política em Foucault. Rev. psicol. polít. [online]. 2013, vol.13, n.27, pp. 245-259. ISSN 1519-549X.

O objetivo do presente artigo é rastrear os elementos e questões que possibilitaram a Michel Foucault, a elaboração dos conceitos de governamentalidade e governo, investigando o deslocamento de ênfase, em suas pesquisas, do eixo do poder para os da subjetivação e da ética. A nossa hipótese é a de que as noções de conduta e contraconduta extraídas dos estudos sobre a pastoral cristã foram fundamentais tanto para a construção do conceito de governamentalidade, como para a elaboração do eixo da subjetivação. Sustentamos ainda que a elaboração desse último eixo responde a uma questão ética e política: como, por meio do cuidado de si, das práticas de subjetivação construir um modo de resistência ético-política aos estados de dominação? Enfim, consideramos que a emergência da subjetivação e da ética no pensamento de Foucault não constitui em absoluto uma ruptura com as investigações sobre as relações de poder e o domínio político.

Palabras clave : Governamentalidade; Conduta; Resistência; Subjetivação; Ética.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )