SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número27Deslocamentos na Governamentalidade: a subjetivação como resistência ético-política em FoucaultA minoria modelo: uma análise das representações de indivíduos orientais em propagandas no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão impressa ISSN 1519-549X

Resumo

MACHADO, Frederico Viana. Subjetivação política e identidade: contribuições de jacques rancière para a psicologia política. Rev. psicol. polít. [online]. 2013, vol.13, n.27, pp. 261-280. ISSN 1519-549X.

Visando contribuir com o arcabouço teórico da psicologia política brasileira, o presente trabalho apresenta o pensamento de Jacques Rancière, de modo a situar um conjunto de conceitos que podem ser úteis às pesquisas desenvolvidas neste campo. Centraremos a análise da obra do autor em torno do conceito de subjetivação política por duas razões principais. Em primeiro lugar, por ser neste conceito que reside a possibilidade de expansão da democracia, constituindo-se como o trabalho mesmo da política. Em segundo lugar, pelas contribuições que a noção de subjetivação política traz para pensarmos o conceito de identidade. Ao final, apresentamos as implicações deste corpo conceitual para debater alguns impasses teóricos atuais da psicologia política, refletindo sobre a definição mesma desta disciplina.

Palavras-chave : Psicologia Política; Jacques Rancière; Subjetivação Política; Identidade; Democracia.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )