SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número27Subjetivação política e identidade: contribuições de jacques rancière para a psicologia políticaTipos de participação política: análise fatorial confirmatória com estudantes universitários de Buenos Aires, Argentina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão impressa ISSN 1519-549X

Resumo

SANTOS, Caynnã de Camargo  e  ACEVEDO, Claudia Rosa. A minoria modelo: uma análise das representações de indivíduos orientais em propagandas no Brasil. Rev. psicol. polít. [online]. 2013, vol.13, n.27, pp. 281-300. ISSN 1519-549X.

O objetivo do presente estudo é analisar de que forma orientais são representados em peças publicitárias em revistas no Brasil, avaliando se tais retratos reforçam ou negam o curioso estereótipo de "Model Minority" atribuído ao grupo, apontado em pesquisas anteriores (Cohen, 1992; Delener & Neelankavil, 1990). Este estereótipo afirma que a comunidade oriental é especialmente séria, detentora de conhecimentos acima da média nos campos da matemática e tecnologia e, em geral, intelectualmente talentosa. Através da metodologia de pesquisa quantitativa denominada "análise de conteúdo", foram analisadas 200 propagandas veiculadas em quatro publicações brasileiras de temática distinta. Os resultados do estudo revelam que orientais são consistentemente retratados em certos tipos de categorias de produtos, revistas, situações e relacionamentos de forma a reforçar os estereótipos atribuídos à minoria.

Palavras-chave : Orientais; Propaganda; Representações sociais; Estereótipos; Minoria Modelo.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )