SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número27A minoria modelo: uma análise das representações de indivíduos orientais em propagandas no BrasilA exclusão dos andarilhos de estrada nas políticas públicas de assistência social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão impressa ISSN 1519-549X

Resumo

DELFINO, Gisela Isabel; ZUBIETA, Elena Mercedes  e  MURATORI, Marcela. Tipos de participação política: análise fatorial confirmatória com estudantes universitários de Buenos Aires, Argentina. Rev. psicol. polít. [online]. 2013, vol.13, n.27, pp. 301-318. ISSN 1519-549X.

Vários estudos têm tentado definir e classificar os tipos de participação política. Este artigo analisa a estrutura de fatores de participação política no contexto argentino. A amostra foi composta por 496 estudantes universitários da Cidade Autônoma de Buenos Aires e foi utilizada uma escala ad hoc construída a partir de Sabucedo e col. (1992). Os resultados revelam um padrão em que a participação política inclui duas formas principais: envolvimento proselitismo ou institucional e participação direta ou mobilização (divididos por sua vez em paz e agressivo). O modelo mostra bons índices de ajuste. Além disso, as diferenças estatisticamente significativas em termos de dados sociodemográficos, de juros na política e de orientação política.

Palavras-chave : Participação política; Modelo fatorial confirmatório; Mobilização; Ideologia; Estudantes universitários.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )