SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número27Tipos de participação política: análise fatorial confirmatória com estudantes universitários de Buenos Aires, ArgentinaPopulação em situação de rua no Rio de Janeiro: novos tempos, velhos métodos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão impressa ISSN 1519-549X

Resumo

NASCIMENTO, Eurípedes Costa. A exclusão dos andarilhos de estrada nas políticas públicas de assistência social. Rev. psicol. polít. [online]. 2013, vol.13, n.27, pp. 319-336. ISSN 1519-549X.

A errância no contemporâneo é um fenômeno complexo e se expressa com maior radicalidade no caso dos andarilhos de estrada: sujeitos que perambulam a pé pelas rodovias do país com um saco às costas onde carregam todos os seus pertences e sendo praticamente ignorados pelas políticas públicas de assistência social. Esse artigo procura refletir sobre essas políticas públicas tendo como eixo de análise o texto da Resolução 109 publicada no Diário Oficial da União no dia 25 de novembro de 2009 em concordância com a Lei nº 8.742, de 07 de dezembro de 1993 que aprovou a tipificação nacional de serviços socioassistenciais coordenada pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS). As análises sugerem uma ampla discussão junto ao SUAS e órgãos governamentais para a elaboração e a implementação de novos projetos de gestão onde Estados e municípios possam promover políticas públicas de assistência visando atender também as necessidades dos andarilhos no sentido de garantir pelo menos melhores condições de dignidade em suas jornadas erráticas pelas rodovias.

Palavras-chave : Errância; Andarilhos de estrada; Sistema Único de Assistência Social; Políticas públicas; Exclusão social.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )