SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número27A exclusão dos andarilhos de estrada nas políticas públicas de assistência socialHistória de vida judicial: reflexões a partir da vivência de penas alternativas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão impressa ISSN 1519-549X

Resumo

SILVA, Sonia Ambrozino da. População em situação de rua no Rio de Janeiro: novos tempos, velhos métodos. Rev. psicol. polít. [online]. 2013, vol.13, n.27, pp. 337-350. ISSN 1519-549X.

Este artigo analisa fenômenos semelhantes em dois momentos da nossa história: a relação da violência sofrida por moradores de rua e de um lixão, próximo ao Rio Guandu, na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, na década de 1960, em momento de preparação para a visita da Rainha Elizabeth e o interesse imobiliário do local, e a onda de expulsão a que está sendo submetida a população em situação de rua, na Cidade do Rio de Janeiro, em preparação aos mega eventos, principalmente Copa do Mundo em 2014 e Olimpíadas em 2016. Analisa-se também como, em uma Cidade dita Maravilhosa, determinados grupos de pessoas são tratados com tanto descaso pelo poder público, e como essas vidas, as dos moradores de rua, não contam quando se trata de eventos que irão trazer muito dinheiro para o Estado.

Palavras-chave : Moradores de rua; Violência; Criminalização da pobreza; Biopoder e futebol.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )