SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número27História de vida judicial: reflexões a partir da vivência de penas alternativas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão impressa ISSN 1519-549X

Resumo

SANTANA, Inês Helena Batista de  e  RIOS, Luis Felipe. Falso abuso sexual em varas de família: dilemas na elaboração do parecer psicossocial. Rev. psicol. polít. [online]. 2013, vol.13, n.27, pp. 365-382. ISSN 1519-549X.

O artigo investiga os dilemas da atuação de profissionais da psicologia jurídica em casos de falsa acusação de abuso sexual. Está embasado em pesquisa qualitativa desenvolvida através da análise documental de pareceres psicossociais em varas de família e registro civil, e entrevistas com profissionais envolvidas com suas elaborações. O texto inicialmente discute a aproximação entre instâncias de gestão das populações e aparatos biomédicos, de modo a melhor compreender a entrada da Psicologia no sistema judiciário. Em um segundo momento, analisa o valor dos pareceres psicossociais para o judiciário, e suas repercussões nos próprios profissionais da psicologia. Finalizando, examina os dilemas relacionados à "verdade" e ao "poder", constituidores da profissão de psicólogo como ciênciaintervenção.

Palavras-chave : Abuso sexual; Violência na família; Perícia psicológica judicial; Psicologia forense.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )