SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número28Novos elementos na psicologia política dos movimentos Sociais: a obrigação moral e o contexto índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão impressa ISSN 1519-549X

Resumo

RICHTER, Ernesto Pacheco. Psicologia política e a teoria freudiana. Rev. psicol. polít. [online]. 2013, vol.13, n.28, pp. 421-475. ISSN 1519-549X.

Os estudos psicopolíticos possibilitaram o florescimento do diálogo entre psicologia e política e contribuíram à consolidação da psicologia política como campo de pesquisa. As reflexões de Émile Tarde, Gustave Le Bon, Graham Wallas e Harold Lasswell influenciaram sobremaneira nesse processo de consolidação. O presente trabalho retoma estes e outros autores com o intuito de enfatizar não apenas a necessidade de considerarmos as singularidades dos atores políticos, mas, sobretudo o impacto da teoria freudiana nos estudos psicopolíticos. Sigmund Freud, ao questionar o cogito descartiano e propor a centralidade dos aspectos inconscientes em detrimento dos conscientes, trouxe contribuições significativas tanto aos estudos biográficos de atores políticos, quanto aos estudos sobre os fenômenos de massa, os quais fazem parte da história da psicologia política. À parte sua comprovada relevância histórica, acreditamos que a psicanálise enquanto psicologia profunda possa ainda colaborar nas pesquisas psicopolíticas; os textos sociais freudianos podem contribuir nessa reflexão.

Palavras-chave : Psicologia Política; História; Psicanálise; Interdisciplinaridade; Freud.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )