SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue28Political psychology and the freudian theoryPolitical psychology of voting behavior: 2011 presidential election in Argentina author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Política

Print version ISSN 1519-549X

Abstract

VILAS, Xiana  and  SABUCEDO, José Mauel. Novos elementos na psicologia política dos movimentos Sociais: a obrigação moral e o contexto. Rev. psicol. polít. [online]. 2013, vol.13, n.28, pp. 437-452. ISSN 1519-549X.

Os movimentos sociais são fenômenos que dinamizam as nossas sociedades e promovem a mudança social. Desde a psicologia política a abordagem a esta realidade caracteriza-se por tentar esclarecer as razões psicossociais que promovem essa conduta. Nos últimos anos, temos vindo a assistir ao desenvolvimento de propostas teóricas de grande interesse na área. No entanto, essas aproximações não conseguiram ultrapassar as posições mais instrumentais. Debruçamo-nos, neste artigo com elementos de interesse para a análise do protesto que tinham sido negligenciados durante muito tempo, como a obriga moral e o contexto; ao mesmo tempo, visamo-la renovação de elementos clássicos como a instrumentalidade. A obrigação moral de participar diz respeito a um impulso interno de agir em conformidade com os princípios morais; por sua vez, as variações contextuais produzem efeitos relevantes no conjunto motivacional. Os novos modelos de ação coletiva devem considerar o papel dos princípios morais e do contexto ao explicar o envolvimento do indivíduo no protesto, sem isto ter de supor a diminuição da racionalidade neste tipo de condutas.

Keywords : Ação coletiva; Eficácia; Instrumentalidade; Obrigação moral; Contexto.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )