SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número28Psicología política del conflicto: relaciones intergrupales, exclusión social y participación política no convencional en el PerúPsicología política y feminismo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia Política

versión impresa ISSN 1519-549X

Resumen

DANTAS, Bruna Suruagy do Amaral. Psicologia política das religiões: uma análise dos símbolos e ideologias da Igreja Universal do Reino de Deus. Rev. psicol. polít. [online]. 2013, vol.13, n.28, pp. 489-506. ISSN 1519-549X.

Em decorrência da laicidade do Estado, as relações entre religião e política produziram reações de rechaço e desconfiança, dado que se acredita em seus efeitos maléficos para a consolidação da democracia. No entanto, verifica-se que, a despeito do desenvolvimento dos regimes democráticos na América Latina, os espaços políticos têm sido ocupados por distintos atores religiosos, que promovem o amálgama entre a política e a religião, tornando seus limites invisíveis e seus territórios flexíveis. A transcendência tem se retirado de suas instituições sacrossantas e ingressado nas esferas laicas da política. No caso específico do Brasil, desde o período da redemocratização do país, os segmentos evangélicos investem recursos simbólicos e materiais nos pleitos eleitorais com o intuito de inserir-se nos poderes legislativos e executivos em nível municipal, estadual e federal. O presente artigo analisou a dimensão ideológica do discurso religioso e do sistema doutrinário da maior denominação neopentecostal do país, a Igreja Universal do Reino de Deus, que os utiliza para justificar suas práticas políticas e seu ávido interesse pelo jogo partidário. Investigou-se, com base nos aportes teóricos da Psicologia Política Latinoamericana, a trama simbólica composta pelos signos da religião e da política com vistas a verificar como a simbologia religiosa penetra no universo político-eleitoral e de quais argumentos dispõe para validar as estratégias e ações da IURD.

Palabras clave : Psicologia Política das Religiões; Igreja Universal do Reino de Deus; Religião; Política; Ideologia.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )