SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número28Psicologia política das religiões: uma análise dos símbolos e ideologias da Igreja Universal do Reino de DeusSenso comum: possibilidades para a construção de uma psicologia política índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão impressa ISSN 1519-549X

Resumo

GONZALEZ-SUAREZ, Mirta. Psicologia política e feminismo. Rev. psicol. polít. [online]. 2013, vol.13, n.28, pp. 507-523. ISSN 1519-549X.

Este artigo é uma reflexão sobre as contribuições do desenvolvimento teórico e prático do feminismo no contexto da psicologia política. O feminismo, uma teoria acadêmica enraizada nos movimentos de direitos civis, mudou a sociedade e as relações pessoais. Também contribuiu para a ciência livre de sexismo e outros preconceitos discriminatórios, apontando a necessidade de rever as teorias e metodologias. O patriarcado revela a partir de diferentes perspectivas como a questão central para manter a opressão feminina. A perspectiva de gênero ajuda também para detectar a discriminação e outras formas de violência. Androcentrismo acontece em publicações e pesquisas, os corpos são agora parte da luta pelo poder e as posições políticas incluem atualmente as esferas pública e privada. Além disso, o feminismo juntou à academia com movimentos e organizações de base, promovendo o desenvolvimento de políticas públicas de promoção da igualdade. Estas conquistas de direitos de gênero encontram uma reação que pretende retornar aos antigos dias, por exemplo: há uma tendência para minar os direitos trabalhistas para buscar mais lucro em todo o mundo, as instituições públicas oferecem serviços menos ou pior e os fundamentalistas conservadores vontade de voltar a um tempo quando sexualidade humana e procriação estavam sob seu controle.

Palavras-chave : Feminismo; Direitos das Mulheres; Psicologia Política; Movimentos Sociais.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )