SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número28Psicología política y feminismoRevista Electrónica de Psicología Política: 10 años colaborando a la definición de la disciplina índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia Política

versión impresa ISSN 1519-549X

Resumen

ROSA, Leandro Amorim. Senso comum: possibilidades para a construção de uma psicologia política. Rev. psicol. polít. [online]. 2013, vol.13, n.28, pp. 533-548. ISSN 1519-549X.

O presente artigo tem como objetivo principal abordar um referencial ainda pouco conhecido no Brasil: a psicologia política fundada sobre o conceito de senso comum. A partir da concepção de senso comum exposta no texto, propõe-se uma psicologia política que possibilite a integração de diversos referenciais tanto da própria psicologia política como da psicologia social. Entende-se, a partir principalmente do pensamento gramsciano, o senso comum como polissêmico, polimórfico e contraditório. Assim sendo, o senso comum não deve ser visto apenas como "uma zona negra de ignorância", mas como detentor de potencialidades de crítica e de mudança social. O referencial aqui proposto não objetiva ser uma concepção universal e/ou definitiva, mas sim contribuir com o processo de desenvolvimento da psicologia política.

Palabras clave : Senso comum; Psicologia política; Gramsci; Subjetividade; práxis.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )