SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue29The concept of nation in the practices about national development in the 1950s and 1960s author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Política

Print version ISSN 1519-549X

Abstract

HERNANDEZ, Aline Reis Calvo  and  SCARPARO, Helena Beatriz K.. Sobre a pesquisa em psicologia política: das questões sócio-históricas e epistemológicas ao anarquismo contrametodológico de Paul Feyerabend. Rev. psicol. polít. [online]. 2014, vol.14, n.29, pp. 21-34. ISSN 1519-549X.

Abordamos o tema das metodologias em Psicologia Social através de um debate que problematiza as diferentes epistemologias ao longo da história da Psicologia. Para tal, começamos a análise escolhendo alguns marcadores históricos: o surgimento da Psicologia no apogeu da Modernidade, sua aderência ao modelo cientificista e cartesiano em prol da aquisição de status científico e o que chamamos de "virada epistemológica", aquele momento histórico de questionamento profundo às práticas metodológicas arraigadas e aos efeitos produzidos. A preocupação central foi a de problematizar questões epistemológicas em pesquisa, apresentando o anarquismo metodológico de Paul Feyerabend como uma possibilidade epistemológica de pesquisa em Psicologia Social e Política, perguntado: No auge da modernidade tardia qual seria o estatuto ontológico da Psicologia? Superamos o dualismo cartesiano que inaugura nossa área de conhecimento? Estas e outras questões serão problematizadas no presente artigo.

Keywords : Paul Feyerabend; Anarquismo metodológico; Epistemologia; Psicologia Sociopolítica; Pesquisa.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License