SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número29Sobre a pesquisa em psicologia política: das questões sócio-históricas e epistemológicas ao anarquismo contrametodológico de Paul FeyerabendParadoxo dos motoristas que lutam: entre movimentos sociais por transporte coletivo urbano, o trabalho no ônibus índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão impressa ISSN 1519-549X

Resumo

FAE, Rogério. O conceito de nação nas práticas sobre desenvolvimento nacional nas décadas de 1950 e 1960. Rev. psicol. polít. [online]. 2014, vol.14, n.29, pp. 35-52. ISSN 1519-549X.

Neste texto argumenta-se que a discussão brasileira relacionada à ideia de nação, no período pré-1964 (anterior ao golpe militar), foi dinamizada pelas produções teóricas construídas na Comissão Econômica para a América Latina e Caribe - Cepal - em defesa de uma forma de desenvolvimento que possibilitasse a interiorização dos centros de decisão pelos países da América Latina. Discussão que ganhou vigor pelas teses defendidas no Instituto Superior de Estudos Brasileiros - ISEB - e que forneceu os elementos para uma formulação mais elaborada naconstrução de Álvaro Vieira Pinto ao consolidar uma ideia que vê a nação como projeto, no qual não existe uma realidade nacional à priori, mas como resultado da convivência social que os integrantes da sociedade experimentam entre si.

Palavras-chave : Desenvolvimento; Nação; Álvaro Vieira Pinto; ISEB.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License