SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número29O conceito de nação nas práticas sobre desenvolvimento nacional nas décadas de 1950 e 1960Junho político: massa e multidão nas ruas brasileiras índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão impressa ISSN 1519-549X

Resumo

ZAMBONI, Jésio  e  BARROS, Maria Elizabeth Barros de. Paradoxo dos motoristas que lutam: entre movimentos sociais por transporte coletivo urbano, o trabalho no ônibus. Rev. psicol. polít. [online]. 2014, vol.14, n.29, pp. 53-69. ISSN 1519-549X.

Discute-se como a atividade do motorista de ônibus funciona como uma luta social por transporte coletivo urbano em meio ao tensionamento entre movimentos sociais. O contexto brasileiro de construção das políticas públicas de transporte coletivo urbano é considerado como baseado no paradigma empresarial pela conjunção entre gestões pública e privada. A apropriação dos conceitos de processo de trabalho e de atividade situada é proposta visando construir um plano analítico que integre a luta política e a gestão do trabalho. Perspectiva-se, por esta via, poder abordar a atividade do motorista de ônibus como meio crucial das lutas por transporte público na cidade.

Palavras-chave : Micropolítica; Motoristas de ônibus; Movimento social; Processo de trabalho; Análise da atividade.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License