SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número29Paradoxo dos motoristas que lutam: entre movimentos sociais por transporte coletivo urbano, o trabalho no ônibusCOPA 2014: a produção biopolítica de uma cidade onde a exceção se tornou a regra índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão impressa ISSN 1519-549X

Resumo

RICHTER, Ernesto Pacheco; ORTOLANO, Fábio  e  GIACOMINI, Adriana. Junho político: massa e multidão nas ruas brasileiras. Rev. psicol. polít. [online]. 2014, vol.14, n.29, pp. 71-86. ISSN 1519-549X.

As distintas características associadas às massas e multidões indicam uma questão retórica, visto que o antagonismo de suas concepções tende a respaldar as perspectivas utilizadas na análise de grandes aglomerações de indivíduos. O conceito de massas associa-se a um posicionamento conservador, ao passo que o de multidões está relacionado a uma concepção progressista. Assim, as massas têm sido concebidas como irracionais e seus integrantes estariam sujeitos à sugestão pelo contágio emocional, por outro lado, as multidões seriam compostas por singularidades plurais, flexíveis e unidas por seus embates e reivindicações compartilhados. Propomos, portanto, salientar como a jornada de manifestações de junho de 2013, ocorrida no Brasil, revela tanto a irracionalidade destrutiva das massas, quanto o embate de interesses e o exercício de poder das multidões, pois entendemos que ambas as concepções contribuem a esta análise psicopolítica.

Palavras-chave : Massa; Multidão; Movimentos Sociais; Mobilidade urbana; Psicologia Política.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License