SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número29Junho político: massa e multidão nas ruas brasileirasRacismo contra negros: sutileza e persistência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão impressa ISSN 1519-549X

Resumo

GALINDO, Dolores; LEMOS, Flávia Cristina Silveira  e  RODRIGUES, Francisco Xavier Freire. COPA 2014: a produção biopolítica de uma cidade onde a exceção se tornou a regra. Rev. psicol. polít. [online]. 2014, vol.14, n.29, pp. 87-99. ISSN 1519-549X.

Este artigo visa colocar em problematização um conjunto de práticas econômicas, jurídicas, sociais, econômicas, culturais e políticas que estão ocorrendo em nome da organização dos megaeventos esportivos, sobretudo, para a preparação dos mesmos: obras de infraestrutura, remoção e desapropriação; privatização de aeroportos e estradas, terceirização de serviços, construção de vias e de viadutos, aumento da malha viária e metroviária, expansão de avenidas e reformas de instalações, construção de estádios e retirada de comunidades dos espaços que passam a ser objeto de especulação imobiliária e com potencial lucrativo. Descrevemos a situação específica da cidade de Cuiabá e o que vem ocorrendo nela em nome da preparação para a Copa do Mundo 2014, por ter sido escolhida como uma das cidades sede. Problematizamos estas intervenções no campo da disciplina, da biopolítica e da segurança.

Palavras-chave : COPA; Biopolítica; Cuiabá; Desenvolvimento; Disciplinas.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License