SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número29Racismo contra negros: sutileza e persistênciaExperiências religiosas da juventude contemporânea: indagações sobre fé, secularização, ética e política índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão impressa ISSN 1519-549X

Resumo

OLIVEIRA, Tatiana C. S. M. de  e  SILVA, Vanessa Monteiro. Conflitos na escola: ensaios para uma política de cuidado. Rev. psicol. polít. [online]. 2014, vol.14, n.29, pp. 123-135. ISSN 1519-549X.

Este artigo tematiza as práticas de violência que se atualizam nos territórios escolares sob diferentes formas sem, porém, se encerrar neles, já que estão estratificados em todo o corpo social. Afirma-se, então, o exercício cotidiano de uma Psicologia Política, posto que as experimentações entre Psicologia e Educação convocam a uma interpelação que implica, nas entrelinhas, discursos e práticas entre conhecimento e sociedade, violência e co-responsabilidade social. Em meio às interpelações, esse arranjo comporta o exercício de colocar em análise nossas próprias implicações e afirmar um lugar de onde tencionamos pensar uma política de cuidado possível, ao invés de reproduzir as lógicas punitivas, culpabilizantes e medicalizantes. Inspiradas nas ferramentas da Análise Institucional e na filosofia Spinozista, trazemos umaexperiência de "Oficina de Elaboração Ética de Conflitos" como processo de experimentação de outras temporalidades e sentidos para as experiências conflituosas, favorecendo a criação de estratégias autônomas de enfrentamento.

Palavras-chave : Conflitos; Ética; Escola; Corpo; Afetos.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License