SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número29Conflitos na escola: ensaios para uma política de cuidadoEstratégias de mudança identitária para acesso a bens e serviços sociais na Amazônia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão impressa ISSN 1519-549X

Resumo

GODINHO, Danilo Marques da Silva; CARVALHO, Cíntia de Sousa  e  SOUZA, Solange Jobim e. Experiências religiosas da juventude contemporânea: indagações sobre fé, secularização, ética e política. Rev. psicol. polít. [online]. 2014, vol.14, n.29, pp. 137-150. ISSN 1519-549X.

A relação do homem com a religião é um dos aspectos da experiência humana que participa da produção da subjetividade, atravessando épocas, culturas e espaços sociais. Deste modo, torna-se relevante conhecer a maneira como os jovens são capazes de expressar sua compreensão desta experiência. A intenção foi criar oportunidades, através de "oficinas de debates", para que os jovens se confrontassem com as suas crenças religiosas, além de compartilhar por meio de uma escuta atenta do outro, as infinitas possibilidades de se construir um modo de ser a partir da experiência religiosa. O texto se desenvolve articulando o discurso dos jovens entrevistados com as reflexões teóricas sobre fé, religiosidade, secularização, ética e política.

Palavras-chave : Religião; Fé; Ética; Juventude; Subjetividade.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License