SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número29Experiências religiosas da juventude contemporânea: indagações sobre fé, secularização, ética e políticaA participação das cooperativas de catadores na cadeia produtiva dos materiais recicláveis: perspectivas e desafios índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão impressa ISSN 1519-549X

Resumo

CALEGARE, Marcelo Gustavo Aguilar. Estratégias de mudança identitária para acesso a bens e serviços sociais na Amazônia. Rev. psicol. polít. [online]. 2014, vol.14, n.29, pp. 151-169. ISSN 1519-549X.

O objetivo deste artigo é apresentar um estudo de caso de mudança identitária ocorrido em uma comunidade ribeirinha de várzea no Alto rio Solimões, cujos moradores optaram transformarem-se de caboco amazonense para indígenas das etnias Kokama e Tikuna. A pesquisa realizada foi de cunho qualitativo, com viagens a campo entre 2006 e 2011 em períodos-chave, utilizando-se de pesquisa documental, entrevistas semiestruturadas e diário de campo. Para análise das entrevistas utilizou-se a análise de conteúdo. Apresentamos o processo pelo qual as questões indígenas passaram a ser pauta das discussões comunitárias e tendo como resultado a transformação identitária, destacando as implicações psicossociais dessa mudança. Debate-se que não é um caso de reaparição, reconstrução ou valorização das identidades indígenas, mas de uma estratégia política da comunidade para ter melhor acesso à cidadania. Na discussão final se aponta a desvalorização governamental e a falta de políticas públicas voltadas às comunidades de várzea como contexto impulsionador desse acontecimento.

Palavras-chave : Caboco amazonense; Indígena; Identidade coletiva; Comunidade rural; Amazônia.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License