SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue29Strategy of identity change for access of social goods and services in the Amazon author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Política

Print version ISSN 1519-549X

Abstract

PEREIRA, Ana Carolina Lemos; SECCO, Letícia Dal Picolo Dal  and  CARVALHO, Ana Maria Rodrigues de. A participação das cooperativas de catadores na cadeia produtiva dos materiais recicláveis: perspectivas e desafios. Rev. psicol. polít. [online]. 2014, vol.14, n.29, pp. 171-186. ISSN 1519-549X.

Como consequência da Globalização, durante os anos 90, observa-se um aumento do desemprego. Os trabalhadores que perderam seus postos de trabalho migram para o setor informal, caracterizado por condições de trabalho mais precárias, buscando formas de sobreviver, e entre as atividades mais procuradas por estes trabalhadores, encontra-se a catação de materiais recicláveis. Neste contexto, tem-se por objetivo apresentar as dificuldades encontradas pelas Cooperativas de Catadores em sua participação na cadeia produtiva dos materiais recicláveis, procurando melhores condições de trabalho, o que será ilustrado através da experiência de uma Cooperativa de Catadores do interior do Estado de São Paulo. Também será ressaltada a importância da formação e da educação popular, a atuação junto ao Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis e ainda o estabelecimento de parcerias com entidades civis e Poder Público para que os cooperados obtenham autonomia sobre sua organização, atuando nos princípios da Economia Solidária.

Keywords : Catador de Materiais Recicláveis; Educação Popular; Economia Solidária; Cadeia Produtiva dos Materiais Recicláveis; Precarização do Trabalho.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License