SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número30Occupy Everything!: uma análise de manifestações sociais mundo afora ocorridas no ano de 2011 - seus panoramas políticos e modos de instrumentalização índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão impressa ISSN 1519-549X

Resumo

SIXIREI, Carlos. Três décadas de democracia na América Latina: uma reflexão. Rev. psicol. polít. [online]. 2014, vol.14, n.30, pp. 225-242. ISSN 1519-549X.

Desenvolve-se neste trabalho uma reflexão sobre a democracia na América Latina nas últimas três décadas, os problemas derivados de sua reimplantação e os desafios a que está submetida. O novo marco mundial caraterizado pelo triunfo da globalização e a aparição de novas ideologias, condicionou a reinstauração democrática doe modo que fez inviável o regresso aos modelos democrático-populistas anteriores. Em toda parte percebeu-se um encolhimento do Estado mesmo naqueles regimes (chavismo, kirchnerismo...) que lutaram para colocar ao Estado no centro das decisões. Houve que chegar a pactos com as forças do mercado, pois questões como o preço das matérias primas ou o pagamento da divida externa não estão exclusivamente sob o controle governamental. Posto isso é claro que há necessidade de uma reflexão que olhe esses elementos em perspectiva.

Palavras-chave : Democracia; América Latina; Ideologia; Globalização; Psicologia Política.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License