SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número30Três décadas de democracia na América Latina: uma reflexãoEntre o regime civil-militar e a atualidade: das demandas sociais históricas aos rolezinhos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão impressa ISSN 1519-549X

Resumo

TAVARES, Gilead Marchezi; SILVA, Gustavo Roberto da  e  CAPELINI, Thalita Calmon. Occupy Everything!: uma análise de manifestações sociais mundo afora ocorridas no ano de 2011 - seus panoramas políticos e modos de instrumentalização. Rev. psicol. polít. [online]. 2014, vol.14, n.30, pp. 243-261. ISSN 1519-549X.

Assistimos no ano de 2011 diversas manifestações sociais distribuídas pelo mundo que podem ser pensadas como movimentos sociais contestadores de um quadro excludente no qual os Direitos Humanos se localizam hoje. Este artigo objetiva apresentar algumas análises realizadas a partir da investigação das manifestações, buscando elucidar panoramas políticos nos quais elas se fundaram e se instrumentalizaram. As manifestações sociais investigadas foram: o Occupy Wall Street; o Occupy London; a Primavera Árabe; e as Marchas da Liberdade no Brasil. A investigação científica ocorreu por meio de pesquisa documental dos acervos digitais das mídias jornalísticas: Carta Capital, Caros Amigos, Le Monde Diplomatique e The New York Times. Consideramos que as manifestações de 2011 compõem novo cenário de lutas por Direitos Humanos, pois se diferenciam das formas de organização dos movimentos do século XX. Apartidárias, sem lideranças, solidárias, as manifestações forjaram acontecimentos, provocaram deslocamentos na participação social e produziram assim nova cena política.

Palavras-chave : Direitos Humanos; Manifestações Sociais; Pesquisa Documental; Occupy Wall Street; Primavera Árabe.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License