SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número30Entre el Regimen civil-militar y la actualidad: de las demandas sociais históricas a los rolezinhosParticipación política?: Experiencias de un consejo local de salud en el sistema penitenciario índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia Política

versión impresa ISSN 1519-549X

Resumen

LEMOS, Flávia Cristina Silveira et al. A guerra atual e o uso de drones: práticas biopolíticas do matar em nome da vida. Rev. psicol. polít. [online]. 2014, vol.14, n.30, pp. 283-295. ISSN 1519-549X.

Este artigo aborda a formação de subjetividades de soldados treinados para usar os drones, em guerras, na atualidade. Articulam-se ao texto as contribuições de Foucault, Virílio, Deleuze e Guattari, para problematizar algumas modalidades das práticas guerra, hoje, e seus efeitos na regulação da vida das populações. O texto apresenta resultados de pesquisa em História e em Psicologia Política, Social e Institucional. Buscase interrogar como as modulações da guerra no uso de drones implicam invenção de subjetividades de soldados baseadas em jogos, virtualidades, artes e uma economia política específica. Conclui-se que é relevante para as Psicologias estudar subjetivações ligadas às guerras, seus aparatos, como os drones, e seus modos de organizar agenciamentos coletivos pautados no dispositivo de segurança, no presente em que vivemos.

Palabras clave : Drones; Subjetividades; Soldados; Guerra; Biopolítica.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License