SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número30A guerra atual e o uso de drones: práticas biopolíticas do matar em nome da vidaHeterogeneidade e imanência entre o gozo e o poder índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão impressa ISSN 1519-549X

Resumo

TILIO, Rafael de. Participação política?: Experiências de um conselho local de saúde no sistema penitenciário. Rev. psicol. polít. [online]. 2014, vol.14, n.30, pp. 297-311. ISSN 1519-549X.

Este artigo apresenta duas ações interventivas (capacitação de pessoas privadas de liberdade [PPL] como agentes promotores de saúde e criação de um conselho local de saúde [CLS]) realizadas na Penitenciária Prof. Aluízio Ignácio de Oliveira de Uberaba/MG. A partir de uma abordagem qualitativa em Psicologia foram realizadas 10 sessões de grupos operativos com as PPL que resultaram na criação do CLS. A partir de observações participantes e da análise de conteúdo do diário de campo das reuniões do CLS, a participação no CLS foi problematizada diante do binômio individualismo/comunitarismo e do papel político da Psicologia. Conclui-se que durante algum tempo o CLS funcionou de maneira comunitária, mas devido às crescentes demandas em saúde das PPL a direção da penitenciária obstaculizou a participação destes atores desmobilizando o CLS, descumprindo preceitos legais e éticos em atenção básica em saúde e problematizando a função política da Psicologia naquele contexto.

Palavras-chave : Psicologia Política; Conselhos; Saúde; Participação; Sistema Penitenciário.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License