SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número30Participação política?: Experiências de um conselho local de saúde no sistema penitenciárioNegros e nordestinos: similaridades nos estereótipos raciais e regionais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão impressa ISSN 1519-549X

Resumo

DANZIATO, Leonardo. Heterogeneidade e imanência entre o gozo e o poder. Rev. psicol. polít. [online]. 2014, vol.14, n.30, pp. 313-323. ISSN 1519-549X.

A partir da concepção foucaultiana (Foucault, 1988) que propõe haver uma relação de imanência do poder com as resistências de seu campo, deduzimos que o poder está sempre em busca de reinserir o que resiste em sua lógica diagramática. Aplicamos estas proposições às relações entre a lógica contemporânea do poder e uma gestão cultural e política do gozo. Considerando o gozo como o traço subversivo do corpo diante do outro e do poder, buscamos demonstrar que ele também seria um efeito da incidência dessas estratégias que comandam os movimentos de cálculo e de politização, de agenciamento e de capitalização próprias da gestão política. Isto nos possibilita a conclusão de que o gozo é a causa das estratégias do poder, assim como nos permite supor que, genealogicamente, o poder produz e oferece formas de gozo, a partir de suas configurações diagramáticas numa determinada época.

Palavras-chave : Gozo; Poder; Imanência; Heterogeneidade; Política.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License