SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número30Heterogeneidade e imanência entre o gozo e o poderA Homofobia como um fator determinante nas práticas discriminatórias para a produção de subjetividades: um estudo com pessoas homossexuais em empresas do Rio de Janeiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão impressa ISSN 1519-549X

Resumo

BATISTA, José Roniere Morais; LEITE, Eldo Lima; TORRES, Ana Raquel Rosas  e  CAMINO, Leôncio. Negros e nordestinos: similaridades nos estereótipos raciais e regionais. Rev. psicol. polít. [online]. 2014, vol.14, n.30, pp. 325-345. ISSN 1519-549X.

Apesar da discriminação contra grupos minoritários ser condenada por lei e por mais que a norma anti-preconceito seja mais explícita hoje do que era há anos atrás, ainda são registradas manifestações de preconceito contra negros e, mais recentemente, nordestinos. Este trabalho objetivou investigar as configurações atuais que o preconceito racial e o preconceito regional contra nordestinos assumem no Brasil. Foi solicitado a estudantes universitários que indicassem os adjetivos mais representativos dos grupos: negros, brancos, nordestinos, pessoas do sul. Os resultados apontaram para um processo de essencialização onde, mesmo num contexto que busca a redução das desigualdades sociais, os negros e nordestinos são classificados com adjetivos associados à essência desses grupos e que os distanciam dos grupos de comparação. Assim, comparado a pesquisas anteriores, mesmo quando as características atribuídas aos negros foram substituídas por outras, o conteúdo valorativo que justificava o distanciamento qualitativo em relação aos brancos permaneceu o mesmo.

Palavras-chave : Preconceito; Racismo; Preconceito Regional; Nordestinos; Essencialismo.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License