SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número30Negros y nordestinos: similaridades en los estereotipos raciales y regionalesLa formación política como una forma de enfrentar la violencia en la juventud índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia Política

versión impresa ISSN 1519-549X

Resumen

ROHM, Ricardo Henry Dias  y  POMPEU, Samira Loreto Edilberto. A Homofobia como um fator determinante nas práticas discriminatórias para a produção de subjetividades: um estudo com pessoas homossexuais em empresas do Rio de Janeiro. Rev. psicol. polít. [online]. 2014, vol.14, n.30, pp. 347-365. ISSN 1519-549X.

O objetivo desta pesquisa consiste em descrever e analisar quais são os mecanismos de que as organizações empresariais contemporâneas se valem para moldar as subjetividades de pessoas homossexuais mediante o método genealógico especialmente desenvolvido por Rohm (2003) e explicitar as relações de poder subjacentes a tais discursos. Para tanto, este estudo é referendado nos principais conceitos de filósofos pósestruturalistas tais como Michel Foucault e Félix Guattari. Encontrou-se, como reflexos dos discursos homofóbicos relatados pelos sujeitos da pesquisa nas empresas, diversas formas de lidarem com tal discriminação, tais como a negação e o medo de se assumirem homossexuais, a busca por instrumentalização de competências técnicas, e mesmo a demissão voluntária.

Palabras clave : Homofobia; Organizações; Subjetividade; Genealogia; Diversidade.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License