SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número30La formación política como una forma de enfrentar la violencia en la juventud índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia Política

versión impresa ISSN 1519-549X

Resumen

FACCI, Marilda Gonçalves Dias  y  SOUZA, Marilene Proença Rebello de. O processo de avaliação-intervenção psicológica e a apropriação do conhecimento: uma discussão com pressupostos da escola de Vigotski. Rev. psicol. polít. [online]. 2014, vol.14, n.30, pp. 385-403. ISSN 1519-549X.

Queixas de dificuldades na escolarização são frequentes na escola. Em vista de tal problemática, a psicologia escolar tem dedicado vários estudos acerca da avaliação psicológica. Este artigo tem como objetivos relatar o processo de avaliaçãointervenção psicológica realizada com um estudante do Ensino Fundamental e apresentar a influência desse processo na aprendizagem, com base nos fundamentos da Psicologia Histórico-Cultural. Abordaremos a relação ensino e aprendizagem, o processo de avaliação psicológica e, na continuidade, relataremos a avaliação realizada, descrevendo as intervenções com professores, pais e estudante. Concluindo, entendemos que, quando iniciamos o processo de avaliação, o entorno escolar e social se modifica, a família e a escola estabelecem outro tipo de relação com o estudante, e as mediações tornam-se diferenciadas, interferindo na apropriação do conhecimento. Consideramos que esta é uma importante dimensão ético-política do trabalho do psicólogo na escolarização.

Palabras clave : Avaliação Psicológica; Queixas Escolares; Psicologia Escolar; Psicologia Histórico-Cultural; Vygotski.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License