SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número30Formação política como uma forma de enfrentamento à violência na juventude índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão impressa ISSN 1519-549X

Resumo

FACCI, Marilda Gonçalves Dias  e  SOUZA, Marilene Proença Rebello de. O processo de avaliação-intervenção psicológica e a apropriação do conhecimento: uma discussão com pressupostos da escola de Vigotski. Rev. psicol. polít. [online]. 2014, vol.14, n.30, pp. 385-403. ISSN 1519-549X.

Queixas de dificuldades na escolarização são frequentes na escola. Em vista de tal problemática, a psicologia escolar tem dedicado vários estudos acerca da avaliação psicológica. Este artigo tem como objetivos relatar o processo de avaliaçãointervenção psicológica realizada com um estudante do Ensino Fundamental e apresentar a influência desse processo na aprendizagem, com base nos fundamentos da Psicologia Histórico-Cultural. Abordaremos a relação ensino e aprendizagem, o processo de avaliação psicológica e, na continuidade, relataremos a avaliação realizada, descrevendo as intervenções com professores, pais e estudante. Concluindo, entendemos que, quando iniciamos o processo de avaliação, o entorno escolar e social se modifica, a família e a escola estabelecem outro tipo de relação com o estudante, e as mediações tornam-se diferenciadas, interferindo na apropriação do conhecimento. Consideramos que esta é uma importante dimensão ético-política do trabalho do psicólogo na escolarização.

Palavras-chave : Avaliação Psicológica; Queixas Escolares; Psicologia Escolar; Psicologia Histórico-Cultural; Vygotski.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License