SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número31A identidade nacional brasileira em teses e dissertações: uma revisão bibliográfica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão impressa ISSN 1519-549X

Resumo

PARISI, Elio Rodolfo; MANZI, Adrián  e  PAGNONE, Marina Cuello. A Psicologia Política na Universidade Nacional de São Luis - Argentina. Rev. psicol. polít. [online]. 2014, vol.14, n.31, pp. 451-464. ISSN 1519-549X.

O artigo propõe uma viagem histórica institucional através das características de produção de conhecimento em psicologia política num espaço acadêmico (Universidade Nacional de San Luis, Argentina), suas influências, e sua articulação com a formação do grau profissional em psicologia. Do ponto de vista proposto, psicologia política reflete sobre pessoas e analisa sua dimensão subjetiva, recuperando a condição humana a partir das mediações históricas micro e macro sociais que atravessam-la. A concepção e do exercício do poder; a distribuição de conhecimento socialmente validado; controle social; direitos humanos e representações sociais de setores da realidade, psicologia econômica, participação política, saúde mental e formação de psicólogos, são os temas dominantes.

Palavras-chave : Políticos Psicologia; Objetivos; Subjetividade; Potência; Direitos Humanos.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License