SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número31A Psicologia Política na Universidade Nacional de São Luis - ArgentinaMemória e esquecimento: pacto denegativo e contrato narcísico guerrilheiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão impressa ISSN 1519-549X

Resumo

MARQUES, Cecília Baruki da Costa  e  DOMINGUES, Eliane. A identidade nacional brasileira em teses e dissertações: uma revisão bibliográfica. Rev. psicol. polít. [online]. 2014, vol.14, n.31, pp. 465-480. ISSN 1519-549X.

O presente artigo faz parte de uma de pesquisa, intitulada Identidade nacional: mitos e estereótipos do ser brasileiro, que visa investigar o que marcou a constituição da identidade brasileira, mas também quais são as marcas atuais, buscando a especificidade do olhar psicológico. O objetivo aqui delimitado foi mapear as teses e dissertações sobre o tema no banco de resumos da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), com especial atenção às produções de programas de pós-graduação em Psicologia. Inicialmente, foram encontrados 815 resumos com a expressão identidade nacional; após uma seleção, chegou-se a 492 resumos, dos quais oito eram de programas de pós-graduação em Psicologia. Os resumos foram categorizados e três dissertações de Psicologia foram lidas na íntegra. Concluiu-se que, apesar da incorporação de novos símbolos (carnaval, futebol, novelas, Havaianas) associados à identidade nacional brasileira, não desapareceram os anteriores (como a literatura) como objeto de estudo das pesquisas.

Palavras-chave : Identidade Nacional; Identidade Brasileira; Brasil; Estado da Arte; Revisão Bibliográfica.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License