SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número31Memoria y olvido: pacto denegativo y contracto narcisista guerrilleroDe extras para actores: el colectivo en la lucha de las familias de las personas autistas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia Política

versión impresa ISSN 1519-549X

Resumen

FURLAN, Vinícius  y  SOUSA, Telma Regina de Paula. Família, acolhimento institucional e políticas públicas: um estudo de caso. Rev. psicol. polít. [online]. 2014, vol.14, n.31, pp. 499-516. ISSN 1519-549X.

Este artigo resulta de uma pesquisa que visou conhecer a relação das políticas sociais dirigidas às famílias que possuem crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional. Por meio de análise documental e entrevistas com os técnicos que trabalham nos serviços dirigidos a estas famílias, pudemos identificar que: a pobreza marca a realidade destas famílias; há um ciclo da violação de direitos que perpassa por várias gerações; há falta de políticas públicas dirigidas a estas famílias que dê conta de suas realidades; há a ausência de equipamentos para lidar com as demandas apresentadas; as demandas quase sempre se colocam sob a forma de situação-limite; há grande dificuldade de articular um trabalho intersetorial em rede; e, identifica-se que a única resposta do Estado para os problemas vivenciados no contexto familiar tem sido o afastamento das crianças e adolescentes, o que cria uma cultura de institucionalização dos "des-ajustados".

Palabras clave : Família; Acolhimento Institucional; Políticas Públicas; Direitos Humanos; Pobreza.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License