SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número31Familia, atención residencial y políticas públicas: un estudio de casoTú ya estas marcado: la salud de los adolescentes en conflicto con la ley índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia Política

versión impresa ISSN 1519-549X

Resumen

MACHADO, Márcia F. Lombo  y  ANSARA, Soraia. De figurantes a atores: o coletivo na luta das famílias dos autistas. Rev. psicol. polít. [online]. 2014, vol.14, n.31, pp. 517-533. ISSN 1519-549X.

Este artigo trata da formação de identidades coletivas centrando-se nas famílias de pessoas com autismo. A chegada do autismo determina a mudança radical da vida cotidiana, das relações sociais e das expectativas dessas famílias, contudo, torna-se um fator que as impulsiona à organização e à luta pela igualdade de condições de vida e concretização de seus direitos. O estigma, a memória compartilhada e as lutas se apresentam como a base de sua identidade social. Valendo-se dos conteúdos teóricos de Tajfel, Goffman e Martín-Baró, o artigo procura evidenciar que a mobilização e a exposição de suas reivindicações fazem as famílias emergirem na cena pública como atores sociais.

Palabras clave : Identidade; Família; Autismo; Deficiência; Grupos Humanos.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License