SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número31Família, acolhimento institucional e políticas públicas: um estudo de casoVocê já está manjado: a saúde de adolescentes em conflito com a lei índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão impressa ISSN 1519-549X

Resumo

MACHADO, Márcia F. Lombo  e  ANSARA, Soraia. De figurantes a atores: o coletivo na luta das famílias dos autistas. Rev. psicol. polít. [online]. 2014, vol.14, n.31, pp. 517-533. ISSN 1519-549X.

Este artigo trata da formação de identidades coletivas centrando-se nas famílias de pessoas com autismo. A chegada do autismo determina a mudança radical da vida cotidiana, das relações sociais e das expectativas dessas famílias, contudo, torna-se um fator que as impulsiona à organização e à luta pela igualdade de condições de vida e concretização de seus direitos. O estigma, a memória compartilhada e as lutas se apresentam como a base de sua identidade social. Valendo-se dos conteúdos teóricos de Tajfel, Goffman e Martín-Baró, o artigo procura evidenciar que a mobilização e a exposição de suas reivindicações fazem as famílias emergirem na cena pública como atores sociais.

Palavras-chave : Identidade; Família; Autismo; Deficiência; Grupos Humanos.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License