SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número31De figurantes a atores: o coletivo na luta das famílias dos autistasO envelhecimento, a experiência narrativa e a história oral: um encontro e algumas experiências índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão impressa ISSN 1519-549X

Resumo

Você já está manjado: a saúde de adolescentes em conflito com a lei. Rev. psicol. polít. [online]. 2014, vol.14, n.31, pp. 535-549. ISSN 1519-549X.

O presente artigo investigou as condições de saúde de 153 adolescentes em acompanhamento de medida socioeducativa em meio aberto em uma ONG da região sul da cidade de São Paulo, a partir da compreensão de seis socioeducadores. O método qualitativo e exploratório foi instrumentalizado por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas no mês de julho de 2012. Tendo como referência teórica os estudos de gênero / masculinidades foram identificadas expressões de violência que impactam diferentemente os gêneros. Os ritos de iniciação e acertos de conta no tráfico de drogas e as abordagens policiais foram os principais agravos à saúde de adolescentes do gênero masculino. As noções de suplicio, estigma e "sujeito criminal" foram utilizadas para promover e ampliar a interpretação.

Palavras-chave : Gênero, Saúde; Adolescente em Conflito com a Lei; Violência; Estigma.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License