SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número31Você já está manjado: a saúde de adolescentes em conflito com a leiA contribuição de Martín-Baró para o estudo da violência: uma apresentação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão impressa ISSN 1519-549X

Resumo

DOMINGUES, Adriana Rodrigues. O envelhecimento, a experiência narrativa e a história oral: um encontro e algumas experiências. Rev. psicol. polít. [online]. 2014, vol.14, n.31, pp. 551-568. ISSN 1519-549X.

Este artigo apresenta uma reflexão sobre o lugar da velhice no contexto atual, denunciando as práticas e discursos ideológicos que prometem um envelhecimento bem sucedido e que justificam certa gestão desta fase da vida. Como proposição, considera a velhice como lugar privilegiado para a narrativa oral de histórias de vida provocadas pelo método da História Oral. Problematiza o uso deste método como pesquisa e intervenção e apresenta algumas experiências realizadas ou supervisionadas pela autora. O encontro entre o envelhecimento, a experiência narrativa e a História Oral representa uma forma de preservar as testemunhas e os testemunhos, do passado e do presente, que afirmam a identidade e os modos de subjetivação.

Palavras-chave : Envelhecimento; História de Vida; Narrativa Oral; História Oral; Memória.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License