SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número31O envelhecimento, a experiência narrativa e a história oral: um encontro e algumas experiências índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão impressa ISSN 1519-549X

Resumo

MARTINS, Karina Oliveira  e  LACERDA JR, Fernando. A contribuição de Martín-Baró para o estudo da violência: uma apresentação. Rev. psicol. polít. [online]. 2014, vol.14, n.31, pp. 569-589. ISSN 1519-549X.

A violência é importante problemática abordada pela Psicologia Política e foi objeto de inúmeros estudos no Brasil e na América Latina. No entanto, as concepções de Ignácio Martín-Baró, um dos pioneiros das concepções críticas de Psicologia Política que emergiram na América Latina ao longo do último quarto do século XX, sobre a violência ainda são pouco estudadas e difundidas. Com o intuito de contribuir para a difusão da obra de Martín-Baró, o presente artigo busca, fundamentalmente, apresentar um panorama de seus diversos estudos sobre violência. Vivendo em um contexto de guerra civil, o autor abordou a violência desde uma perspectiva histórica. A concepção histórica e dialética de violência do autor é analisada por meio da apresentação de três dimensões de seus estudos: (a) as definições teóricas de violência e suas manifestações particulares; (b) os efeitos psicossociais da violência; (c) e a relação entre guerra e violência. Apoio: CNPq.

Palavras-chave : Violência; Psicologia da Libertação; Martín-Baró; Violência Estrutural; Guerra.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License