SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue32Psychology training and community practice: questioning the social community psychology in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Política

Print version ISSN 1519-549X

Abstract

GONCALVES, Ruth Maria de Paula  and  YAMAMOTO, Oswaldo Hajime. Fundamentos teórico-práticos da psicologia social: um debate histórico e necessário. Rev. psicol. polít. [online]. 2015, vol.15, n.32, pp. 17-31. ISSN 1519-549X.

Apoiados na ontologia marxiano-lukacsiana, partimos do pressuposto de que o fortalecimento da relação entre teoria e prática implica diretamente em nossa intervenção no mundo dos homens. Seguindo na contramão do teoricismo subjetivista que fragiliza a apreensão do real, o objetivo do presente artigo é apresentar um breve resgate da psicologia social no Brasil. Destacamos a contribuição de Silvia Lane nessa área e no movimento que culminou com a criação da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO). Perscrutamos os fundamentos teóricos que vêm embasando a práxis do psicólogo social, a partir de estudos sobre as análises fragmentárias da psicologia frente à questão social. O real em movimento exige a práxis como horizonte, considerando a ineliminável relação entre subjetividade e objetividade.

Keywords : Psicologia Social; Teoria e Prática; Formação Humana Integral; Indivíduo; Sociedade.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License