SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue32Theoretical and practical foundations of the social psychology: a necessary historical debateA suspected child to practice prostitution, according to the government institutions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Política

Print version ISSN 1519-549X

Abstract

BAIMA, Larissa Soares  and  GUZZO, Raquel Souza Lobo. Formação em psicologia e prática comunitária: problematização da psicologia social comunitária no Brasil. Rev. psicol. polít. [online]. 2015, vol.15, n.32, pp. 33-47. ISSN 1519-549X.

O objetivo deste estudo é o de realizar uma avaliação da formação em Psicologia Social Comunitária (PSC) no Brasil. Compreende-se que a PSC compõe o movimento de crítica da psicologia na América Latina e no Brasil. A partir da técnica de pesquisa de levantamento, apreendeu-se dados referentes ao quadro geral da formação em psicologia e ao âmbito específico da formação em PSC em uma seleção de instituições que oferecem o curso de psicologia no país. Uma análise qualitativa de conteúdo subsidiou a análise de programas de disciplinas de PSC. Os resultados sugerem que a presença da PSC nos projetos pedagógicos de graduação não corresponde a uma mudança na tendência tradicional de formação em psicologia. O estudo aponta para a necessidade do debate acerca da formação em psicologia e em PSC para a análise mais criticamente fundamentada do papel que a PSC tem cumprido na psicologia brasileira.

Keywords : Psicologia; Psicologia Política; Formação do Psicólogo; Psicologia Comunitária; Projeto Político-Pedagógico.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License