SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número32Fundamentos teórico-prácticos de la psicología social: un debate histórico y necesarioUn niño sospechoso de practicar la prostitución, según las instituciones que le gobiernan índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia Política

versión impresa ISSN 1519-549X

Resumen

BAIMA, Larissa Soares  y  GUZZO, Raquel Souza Lobo. Formação em psicologia e prática comunitária: problematização da psicologia social comunitária no Brasil. Rev. psicol. polít. [online]. 2015, vol.15, n.32, pp. 33-47. ISSN 1519-549X.

O objetivo deste estudo é o de realizar uma avaliação da formação em Psicologia Social Comunitária (PSC) no Brasil. Compreende-se que a PSC compõe o movimento de crítica da psicologia na América Latina e no Brasil. A partir da técnica de pesquisa de levantamento, apreendeu-se dados referentes ao quadro geral da formação em psicologia e ao âmbito específico da formação em PSC em uma seleção de instituições que oferecem o curso de psicologia no país. Uma análise qualitativa de conteúdo subsidiou a análise de programas de disciplinas de PSC. Os resultados sugerem que a presença da PSC nos projetos pedagógicos de graduação não corresponde a uma mudança na tendência tradicional de formação em psicologia. O estudo aponta para a necessidade do debate acerca da formação em psicologia e em PSC para a análise mais criticamente fundamentada do papel que a PSC tem cumprido na psicologia brasileira.

Palabras clave : Psicologia; Psicologia Política; Formação do Psicólogo; Psicologia Comunitária; Projeto Político-Pedagógico.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License