SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número32Avaliação do Impacto da Comissão da Verdade no Equador: contribuições psicossociais na atual discussão sobre reparações às vítimas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão impressa ISSN 1519-549X

Resumo

ELENA; BOMBELLI, Juan Ignacio  e  MURATORI, Marcela. Argentina: o impacto da implementação de medidas de Justiça Transicional Pós Ditadura. Rev. psicol. polít. [online]. 2015, vol.15, n.32, pp. 101-118. ISSN 1519-549X.

O estudo investiga a eficácia percebida de medidas de justiça transicional realizados na Argentina com relação à violência política do Estado da última ditadura militar (1976-1983). Um estudo diferenças grupos descritivos correlacionais foi realizada com base em uma amostra de conveniência composta por 518 participantes (40,3% homens e 59,7% mulheres). Os resultados mostram um conhecimento deficiente sobre a Comissão Nacional sobre o Desaparecimento de Pessoas, mas também uma avaliação positiva e eficácia percebida de seu trabalho. Outra medida de justiça transicional como desculpas públicas também apresenta baixos níveis de conhecimento, mas também sinceridade e eficácia. Os participantes têm uma atitude positiva para uma memória que permite a aprender sobre o que aconteceu no passado, sendo as vítimas diretas que apresentam um maior apoio para rever o passado. A baixa disposição para perdoar é observada, independentemente do grau de vitimização de participantes.

Palavras-chave : Violência Política; Justiça Transicional; Perdão; Reconciliação; Argentina.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License