SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue32Argentina: the impact of implementing transitional Justice Measures Post DictatorshipThe Commission of Truth and Justice in Paraguay: emotional experience in commemoration rituals and the perceived efficacy of the commission author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Política

Print version ISSN 1519-549X

Abstract

REYES, Carlos; GRONDONA, Gino  and  RODRIGUEZ, Marcelo. Avaliação do Impacto da Comissão da Verdade no Equador: contribuições psicossociais na atual discussão sobre reparações às vítimas. Rev. psicol. polít. [online]. 2015, vol.15, n.32, pp. 119-136. ISSN 1519-549X.

A Comissão da Verdade no Equador (CVE) e o Relatório sim Verdade não há Justiça (2010), foram estabelecidas como medida de reconhecimento do Estado equatoriano ante as sucessivas violações dos direitos humanos ocorridas desde 1984-88 e depois disso, até 2008. Neste contexto, foi realizada esta pesquisa que permitiu conhecer o impacto do trabalho da comissão, além de vários aspectos psicossociais tais como: o partilhar emocional, percepção do clima social, o perdão e acrescimento da sociedade. A amostra foi constituída por 387 participantes entre 19 e 79 anos, que estão distribuídos em vítimas diretas, indiretas e população não afetada. Os resultados indicam que as vítimas diretas apresentam maior conhecimento e uma melhor avaliação do trabalho da CVE, compartilham mais suas emoções sobre o que aconteceu e percebem um maior conhecimento na sociedade após o relatório, em comparação com os outros dois grupos. Também, nas vítimas diretas considera-se a urgência de enfrentar em primeiro lugar a reparação econômica, seguido da judicial e a psicológica. São analisados estes achados e suas implicações para o debate em curso no Equador sobre a reparação.

Keywords : Comissão da Verdade do Equador; Impacto Psicossocial; Compartilhar Emocional; Crescimento da Sociedade; Reparação de Vítimas.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )

 

Creative Commons License