SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue32The Commission of Truth and Justice in Paraguay: emotional experience in commemoration rituals and the perceived efficacy of the commissionAttitudes towards past collective violence and transitional justice procedures in Uruguay author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Política

Print version ISSN 1519-549X

Abstract

ESPINOSA, Agustín; SCHMITZ, Mathias  and  CUETO, Rosa María. Impacto Psicossocial da Comissão da Verdade e Reconciliação (CVR) em uma Amostra de Estudantes Universitários de Lima-Peru. Rev. psicol. polít. [online]. 2015, vol.15, n.32, pp. 157-184. ISSN 1519-549X.

Esta pesquisa visa analisar o impacto da Comissão da Verdade e Reconciliação (CVR) em um conjunto de atitudes políticas e sociais dos estudantes de uma universidade da cidade de Lima. Para este fim, foi desenvolvido um estudo por meio de questionários (n = 99) que pesquisou os níveis de conhecimento e atitudes sobre a CVR, a percepção do nível de cumprimento de seus objetivos, o compartilhamento social sobre a CVR e o conflito armado interno no Peru, atitudes em relação à violência, atitudes em relação à memória e o esquecimento do passado, crenças sobre o perdão e respostas emocionais produzidas pela CVR. Os resultados mostram um elevado nível de desconhecimento sobre a CVR. No entanto, quando esta é reconhecida, um efeito positivo, mas limitado, pode ser visto. Assim, o conhecimento do compartilhamento social sobre a CVR e sua leitura crítica sobre o passado de violência no Peru atuam como um fator de proteção contra o esquecimento do passado, contra as atitudes favoráveis para a violência, e, em menor grau, atua aumentando as crenças sobre o perdão, especialmente se se tiver uma atitude favorável para a CVR.

Keywords : Comissão da Verdade e Reconciliação (CVR); Conflito Armado Interno; Justiça de Transição; Peru.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )

 

Creative Commons License