SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número32La Comisión de Verdad y Justicia en Paraguay: la experiencia emocional en los rituales de conmemoración y la eficacia percibida de la comisiónActitudes hacia el pasado de violencia colectiva y actividades de justicia transicional en Uruguay índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia Política

versión impresa ISSN 1519-549X

Resumen

ESPINOSA, Agustín; SCHMITZ, Mathias  y  CUETO, Rosa María. Impacto Psicossocial da Comissão da Verdade e Reconciliação (CVR) em uma Amostra de Estudantes Universitários de Lima-Peru. Rev. psicol. polít. [online]. 2015, vol.15, n.32, pp. 157-184. ISSN 1519-549X.

Esta pesquisa visa analisar o impacto da Comissão da Verdade e Reconciliação (CVR) em um conjunto de atitudes políticas e sociais dos estudantes de uma universidade da cidade de Lima. Para este fim, foi desenvolvido um estudo por meio de questionários (n = 99) que pesquisou os níveis de conhecimento e atitudes sobre a CVR, a percepção do nível de cumprimento de seus objetivos, o compartilhamento social sobre a CVR e o conflito armado interno no Peru, atitudes em relação à violência, atitudes em relação à memória e o esquecimento do passado, crenças sobre o perdão e respostas emocionais produzidas pela CVR. Os resultados mostram um elevado nível de desconhecimento sobre a CVR. No entanto, quando esta é reconhecida, um efeito positivo, mas limitado, pode ser visto. Assim, o conhecimento do compartilhamento social sobre a CVR e sua leitura crítica sobre o passado de violência no Peru atuam como um fator de proteção contra o esquecimento do passado, contra as atitudes favoráveis para a violência, e, em menor grau, atua aumentando as crenças sobre o perdão, especialmente se se tiver uma atitude favorável para a CVR.

Palabras clave : Comissão da Verdade e Reconciliação (CVR); Conflito Armado Interno; Justiça de Transição; Peru.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Español     · Español ( pdf )

 

Creative Commons License