SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número33"Fazer para transformar": a psicologia política das comunidades de Maritza Montero índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão impressa ISSN 1519-549X

Resumo

EUZEBIOS FILHO, Antonio  e  GUZZO, Raquel Souza Lobo. Psicologia e consciência de classe "para-si": ações e desafios na direção da mudança social. Rev. psicol. polít. [online]. 2015, vol.15, n.33, pp. 255-268. ISSN 1519-549X.

A vida no capitalismo coloca, em diferentes contextos e situações, obstáculos concretos para a superação do individualismo como modo de vida e da ideologia do "fim da história" Diante deste cenário que reclama, constantemente, um embate ideológico, pelo menos duas questões são fundamentais para a Psicologia, as quais tentaremos responder ao longo deste trabalho: o que podemos entender de uma consciência política que, com todas as contradições e limites históricos, é capaz de combater o fatalismo? Como podemos pensar o papel da Psicologia em um determinado processo de mudança social? Para tentar responder, minimamente, estas questões, apoiamonos em conceitos marxistas como ideologia e consciência de classe. A intenção foi encontrar articulações entre determinados modos de sociabilidade e processos de tomada de consciência política. Por fim, buscamos problematizar o papel da Psicologia na promoção de uma mudança social que aponte para uma sociedade socialista.

Palavras-chave : Consciência; Ideologia; Política; Psicologia da Libertação; Mudança Social.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License