SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número33Psicologia e consciência de classe "para-si": ações e desafios na direção da mudança socialMedidas socioeducativas com seus dispositivos disciplinares: o que, de fato, está em jogo nesse sistema? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão impressa ISSN 1519-549X

Resumo

COSTA, José Fernando Andrade. "Fazer para transformar": a psicologia política das comunidades de Maritza Montero. Rev. psicol. polít. [online]. 2015, vol.15, n.33, pp. 269-283. ISSN 1519-549X.

Este artigo apresenta e discute aspectos teórico-metodológicos da obra da psicóloga venezuelana Maritza Montero, ressaltando sua importância histórica para o desenvolvimento da Psicologia Política e da Psicologia Comunitária na América Latina. A partir de uma revisão bibliográfica dos trabalhos dessa autora, defende-se que, tomados em seu conjunto histórico, configuram uma forma autêntica de Psicologia Política Comunitária. Por fim, destaca-se a relevância e o potencial da obra de Montero para o desenvolvimento de trabalhos futuros em um enfoque psicopolítico-comunitário que se pretenda transformador da realidade social desde uma perspectiva crítica e libertadora.

Palavras-chave : Psicologia Política; Psicologia Comunitária; Maritza Montero; Práxis; Libertação.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License