SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número33Nosotros no queremos sólo la comida: políticas inclusivas y la adolescencia el control de la sociedadLa adolescencia, la vulnerabilidad y el abuso de drogas: la reducción de daños como estrategia de prevención índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia Política

versión impresa ISSN 1519-549X

Resumen

BACELAR, Rafael Prosdocimi  y  CASTRO, Lucia Rabello de. Modos de subjetivação de jovens nas tramas do ambientalismo: uma análise psicopolítica. Rev. psicol. polít. [online]. 2015, vol.15, n.33, pp. 317-333. ISSN 1519-549X.

Neste artigo discutimos os modos de subjetivação de jovens moradores do Rio de Janeiro engajados em ações ambientais, abordando elementos subjetivos, estratégias de ação e orientações sociopolíticas articuladas ao campo ecológico. A luta em defesa da natureza tornou-se um campo de intensa mobilização social ao redor do mundo encontrando grande apelo, sobretudo, entre os jovens. Entrevistamos sete jovens com diferentes inserções no campo ambiental da cidade do Rio de Janeiro. Na análise das entrevistas focamos nos entrelaçamentos entre elementos subjetivos e a causa ambiental. A emergência de uma consciência crítica acerca dos efeitos das ações humanas sobre o ambiente e o envolvimento sensível desses jovens com diferentes ecossistemas são apontados como condições para o engajamento nessa causa. Finalizamos o trabalho discutindo de que modo o engajamento ambiental desses jovens se constitui enquanto uma luta política promovendo valores igualitários no enfrentamento a diferentes formas de opressão.

Palabras clave : Juventude; Meio-ambiente; Política; Subjetivação; Ativismo.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License